sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Diagramação: primeira versão



Nessa sexta-feira (4) recebi um email da Livro Rápido com o arquivo em PDF da primeira versão do livro. Foi um momento de muita agitação e felicidade, é incrível ver aquilo que você escreveu tomando forma. Essa primeira "prova" já me deixou bastante satisfeita, fiz sugeri pequenos ajustes, nada de crucial. Quando fui à gráfica, deixei lá uma cópia do livro com todas as especificações que eu queria no layout. Isso foi essencial para a equipe de lá fazer tudo certinho.

De cara, uma coisa me decepcionou: o tamanho do livro. Eu esperava que ele ficasse maior, mas não ficou. Depois, pensando sobre isso, cheguei a conclusão de que é besteira. Eu mesma nunca desmereci um livro pela quantidade de páginas, será que as pessoas vão fazer isso comigo? Já li obras pequenas como A Metamorfose de Kafka e nem por isso achei ser menos digno. Fazendo as devidas colocações: trata-se de um livro bem diferente do meu e, não, eu não estou me equiparando a Kafka, faço apenas uma comparação entre os tamanhos.


Acho que o meu livro cumpre sua função, pelo menos a que eu planejei para ele. Conta a história, o recorte que eu quis dar da vida do poeta. Aliás, acho que não comentei isso aqui. Turva Água, Turva Mágoa é uma "meia biografia", como eu mesma classifiquei. diria que 80% do livro se passa na infância de Políbio Alves, do nascimento aos seus 12 anos, período que acredito ter sido o fundamental para a construção de sua própria obra. Foi nesse espaço de tempo que ele teve contato com a maioria dos lugares e personagens que iria abordar em seus livros.

Posso adiantar uma coisa: as fotos do livro estão show! Sem modéstia nenhuma! Garimpei muitas fotos que estavam guardadas, novas e antigas. Alguns amigos com certeza vão reconhecer algumas... Todas elas são de minha autoria (com exceção das fotos antigas, do arquivo pessoal do personagem).


Vou registrando aqui o desenrolar desse processo de diagramação+impressão. Acredito que autorizarei a gráfica a rodar o livro no início da semana que vem.

***

DICA:

A Livro Rápido é uma boa alternativa para quem quer imprimir um livro em pequena tiragem. Eles fazem a diagramação e se responsabilizam por registrar a obra (ISBN), com uma taxa extra para esses serviços, óbvio.

Um comentário:

  1. Ceci, tamanho não é documento mesmo!! Em nenhum aspecto da vida literária ou não!
    E quanto ao seu post narcisista, adorei! A gente é mesmo irmã, visse linda? Porque eu também tenho fascínio pelo antigo, adoro ir no centro ficar vendo aquelas ruas e casas antigas e imaginando a vida de quem passou por ali há uns 100 anos. É nostálgico e delicioso!!
    Só não temos o mesmo talento pra escrever, mas um dia aprendo a dizer tudo de forma tão fácil e linda como a sua!!
    Bjos!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir