quarta-feira, 9 de novembro de 2011

"Turvas Mágoas"



Aqui vai o comecinho da parte inicial do livro - a apresentação:


João Pessoa é a terceira capital mais antiga do Brasil, fundada em 5 de agosto de 1585. Ao contrário do que ocorreu em outras cidades nordestinas, os primeiros habitantes dessa terra não se estabeleceram junto ao mar. Sua origem se deu às margens de outras águas, mais turvas e menos espumosas que as do Oceano Atlântico: as águas do rio Sanhauá.

Índios, europeus e africanos passaram a conviver nas bordas desse veio d’água, nomeadas de Varadouro – o que viria a ser o primeiro bairro de João Pessoa. Qual um fluido amniótico, o Sanhauá nutriu esse chão germinando uma cidade: a capital da Paraíba, onde eu nasci.

Aqui também nasceu – porém bem antes de mim – um poeta, Políbio Alves dos Santos, que fez do Sanhauá o herói mítico de sua obra Varadouro, livro-poema publicado em 1989. Nele, o escritor traça os fatos históricos que se passaram por aquele córrego, mas também lança um olhar singular à região que serviu de ventre para o nascimento da cidade.

Seu livro não se limita ao alinhavo tradicional das edições didáticas. Traz mais que isso. Varadouro é o registro poético da alma de um bairro, com seus fantasmas, becos e pedras. Uma ode aos escombros da velha cidade que o poeta foi obrigado a deixar na juventude para tentar uma vida mais próspera no sudeste do país.

Um comentário:

  1. Lindo Ceci! Fiquei com gostinho de quero mais...
    Bjos!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir