domingo, 27 de novembro de 2011

A bênção do personagem

É muito gratificante quando escrevo uma matéria no jornal e depois recebo um email ou ligação do entrevistado dizendo que gostou ou de algum leitor, comentando como aquela informação foi útil. Óbvio, um elogio é sempre bom, porém não se trata apenas de massagear meu ego, mas de dar um retorno do trabalho que eu tento prestar da melhor maneira possível.

O livro-reportagem Turva Água, Turva Mágoa, enfim, chegou às mãos do seu verdadeiro dono: Políbio Alves, o dono da história. Neste sábado fui à casa dele para entregar, mas terminei deixando na portaria do prédio porque ele não estava. Hoje pela manhã ele me ligou.

Políbio disse que passou a madrugada e a manhã lendo o livro (leu duas vezes!) e que tinha gostado muito e se emocionado também. Uma afirmação sua me deixou excepcionalmente feliz, ele disse que meu livro foi a coisa mais simples, bela e completa que alguém já escreveu sobre ele. Ele também elogiou o projeto gráfico, a escolha das fotografias, a divisão dos capítulos.

Fiquei, claro, muito feliz com a ligação dele! Um elogio vindo de uma pessoa tão culta e crítica fez o meu domingo mais feliz, sem dúvidas. Mas o que gostei mesmo foi e ouvi-lo dizer que eu consegui captar a essência de tudo, da vida, da obra e da ligação entre elas. Isso sem dúvidas foi o melhor, pois vindo do personagem, é a constatação de que o livro-reportagem cumpriu o seu papel. Políbio conseguiu enxergar a si próprio no meu texto.


Em tempo:

Ainda não depositei o TCC na coordenação do curso, o prazo é até 30/novembro. Estive durante a semana escrevendo o relatório técnico que somos obrigados a fazer quando fazemos um produto ao invés de monografia. Hoje concluí e enviei para o orientador, Thiago, ler e corrigir. Pretendo estar entregando tudo na terça-feira. A data da defesa ainda não está fechada, mas é certo que acontecerá até o dia 14 de dezembro.

2 comentários:

  1. Ceci, parabéns!!! Fico muto muito muito feliz em saber que Políbio adorou seu livro. Tem julgamento melhor? Independente de qual seja o julgamento da banca, você já recebeu nota 10 do principal avaliador!! Passou com mérito!!
    Quero muito ler esse livro! Muito mesmo! E torço pra Bebel ser talentosa assim como você - já que ajudo ela nas tarefinhas como te ajudei, só procuro ter um pouquinho mais de paciência!! -.
    Parabéns!! Estou muito orgulhosa!!
    Bjos!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Cecília!Pasando mais uma vez pra ler seus precisos trabalhos. Parabéns pela avaliação do grande Políbio que lhe colocou em posição de merecido destaque!

    Feliz 2012, que seja pra vc um Ano de grande realizações!

    bjss!

    ResponderExcluir