sábado, 22 de outubro de 2011

Anjos e demônios do Varadouro

Em nossas conversas, Políbio citou várias vezes um curta metragem produzido pelo professor Jomard Muniz de Britto, chamado Anjos e Demônios do Varadouro, feito em 1994. Políbio não tinha nenhuma cópia do vídeo para me emprestar e eu, apesar da curiosidade, protelei a busca desse filme pois havia coisas mais urgentes para pesquisar.
Eis que nesta madrugada, eu estava trabalhando no TCC e decidi fazer uma busca no lugar mais óbvio que poderia existir: o site do Youtube. Lá estava ele, Anjos e Demônios do Varadouro, na íntegra. Assisti no mesmo instante as quatro partes do filme.
Ao contrário do que eu imaginava, o curta não é um documentário. É mais um vídeo experimental, na qual podemos ouvir o próprio JMB recitando o poema-épico Varadouro, do início ao fim. Ilustrando isso, vemos imagens da Ponte do Baralho, do rio Sanhauá, comunidade do Porto do Capim, Rua Maciel Pinheiro etc.
Destaco aqui a presença do próprio Políbio Alves, que já aparece no comecinho do vídeo e em outras partes também. Também é interessante, para quem conhece o centro histórico de João Pessoa, observar as mudanças daquele cenário. O Hotel Globo e o Largo de São Pedro Gonçalves bem diferentes da restauração. Ver aquilo tão acabado em 1994 e o lugar lindo que é hoje mostra que, tendo vontade, dá sim para recuperar aquela área antiga, por pior que esteja a sua situação.
O vídeo tem muitas alegorias que não enxergo significado. Não faz o tipo de cinema que eu aprecio, mas é traz imagens belíssimas e é um bom registro. É apenas uma opinião minha, isso não desmerece a obra.

PARTE I: http://www.youtube.com/watch?v=Lk00oIYpIcU
PARTE II: http://www.youtube.com/watch?v=IXcOejEE7fc&feature=related
PARTE III: http://www.youtube.com/watch?v=tWb10S7BcHE&feature=related
PARTE IV: http://www.youtube.com/watch?v=MwPlR1pF2l0&feature=related

2 comentários:

  1. Cecília, cada dia eu me empolgo mais com o trabalho. É lindo ver cm vc tem mergulhado no universo de Políbio. Acho que seu livro será fantástico, especialmente, pq conheço a sua capacidade :) parabéns

    ResponderExcluir
  2. Vou assistir os docs com calma depois!
    Mto boa a iniciativa de pesquisar sobre os trabalhos já feitos, pra conhecer ainda mais o universo a ser contado!

    ResponderExcluir