terça-feira, 25 de outubro de 2011

Romance Polifônico

Hoje foi dia de orientação com o professor querido Thiago Soares. Aliás, uma reunião conjunta com os amigos Felipe Ramelli e Maria Livia Cunha do livro-reportagem Cinco Jantares. Como sempre que sentamos para conversar sobre os TCC's, foi muito proveitoso. Entreguei para Thiago tudo o que já escrevi até agora para ele me devolver amanhã.



Com o produto (livro) em reta final, começamos agora a nos preocupar com outra etapa: o relatório. Ele é estruturado em forma de artigo científico e lá se colocam os relatos de experiência junto ao embasamento teórico da coisa toda. A importância desse segundo trabalho é mostrar para nós, alunos, que a universidade não serve apenas para ensinar a técnica e como elaborar um produto jornalístico, mas também para nos fazer refletir sobre o processo da comunicação e as repercussões possíveis dele.


Thiago diz que o que eu estou escrevendo tem nome e se chama "Romance polifônico". O livro se estrutura basicamente em cima de quatro vozes: o Políbio Alves poeta (fragmentos de Varadouro), a autora ficcionista (meus contos com "linguagem literária"), a autora jornalista (meu discurso com "linguagem jornalística") e Políbio Alves por ele mesmo (depoimentos do escritor em 1ª pessoa). Preciso pesquisar sobre esse gênero com urgência. Se alguém que estiver lendo esse blog tiver sugestões de bibliografia, por favor cite nos comentários!

Adianto aqui a estrutura que o livro terá (e o status de como está o andamento do meu trabalho):

* Apresentação (por fazer)
* Capítulo I: O TREM (feito)
* Capítulo II: O RIO (feito)
* Capítulo III: A RUA (feito)
* Capítulo IV: A FÉ (feito)
* Capítulo V: O REINO (feito)
* Capítulo VI: O SONHO (pela metade)
* Capítulo VII: O EXÍLIO (por fazer)
* Epílogo (por fazer)

Lembrando que cada capítulo é composto por um fragmento de Varadouro + um conto meu + o texto da reportagem intercalado com depoimentos do personagem

Nova missão: preciso escolher a foto da capa. Detalhe, eu tenho mais de 800 opções e está sendo dificílimo.

4 comentários:

  1. Ceci, minha linda, esse teu livro vai ser um show!
    Tô louca pra ler! Principalmente, esses teus contos!!!
    Bjos!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir
  2. Como tua irmã falou, ansioso principalmente pelos contos!
    Gostei do nome escolhido!
    E faz uma votação de algumas fotos, pra ver o que o pessoal acha de como pode ser a capa!
    =D

    ResponderExcluir
  3. Olá Cecília..Se o professor falou em Romance Polifônico, com certeza te indicou algo de Bakhtin para ler. Nesse ramo que trabalhamos, lidando com as misturas entre o jornalismo e a literatura, Bakhtin é leitura imprescindível, ao meu ver. Há um livro interessante, a título de iniciação, de Fiorin, sobre o pensamento de Bakhtin. Mas no teu caso seria importante dar uma analisada na obra original dele, principalmente "Problemas da Poética de Dostoiévski". Segue aqui o link de um texto do Cristovão Tezza em que ele trata um pouco dessa relação. Acredito que pode te ajudar. No mais sucesso e estou aguardando meu exemplar do livro.rsrsrs http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/1900,1.shl

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Cecília. babei por esse post.. to tão cansada que fiz só um pequenininho pra os 5 jantares.. e quase que dava um ctrl c ctrl v no seu haushaushaushaushas

    Quanto a Esdras e aos demais, tratem de comprar o livro. :D
    Li o primeiro conto hj e me arrepiei. fantástico!

    ResponderExcluir