terça-feira, 13 de setembro de 2011

Orientação

Hoje foi dia de orientação com o professor Thiago Soares. Não tínhamos coisas muito concretas a abordar, pois eu ainda não tenho nenhum texto pronto. Nós discutimos basicamente a metodologia das entrevistas e a formar como o livro deverá se estruturar.
As entrevistas devem continuar como já estou fazendo, puxando pro lado sensorial do poeta. As informações de números de obras, datas de lançamentos, prêmios podem ser adquiridas em outros meios. O que vai valer das conversas com o personagem é a sua percepção de sua própria história e do universo que o rodeia. É por isso mesmo que tenho prezado no contato com Políbio.
Sobre a forma do livro, Thiago me deixa bem a vontade para "ficcionalizar" a vida do escritor-personagem. "É pra dar uma de Capote mesmo", referindo-se ao jornalista americano que fundou o romance de não ficção. (Assunto este exaustivamente estudado por nós no nosso Laboratório de mídia impressa, em 2009). Os livros do brasileiro Ruy Castro também são uma inspiração, sobretudo o "Anjo Pornográfico", em que ele trata da vida de Nelson Rodrigues. Livro perfeito!
Talvez seja muita pretensão, hein? Mirar em Truman Capote ou Ruy Castro (ou ainda: Fernando Morais, outro ídolo jornalístico!). Mas tô tentado seguir a mesma linha...

Hoje eu deixo aqui o registro de um blog "irmão do meu". Trata-se do "making of" do livro-reportagem "Cinco Jantares", dos amigos Maria Livia Cunha e Felipe Ramelli. Um histórico da imigração italiana na Paraíba. Um projeto delicioso (literalmente!) que contará a história de cinco famílias italianas e suas respectivas receitas tradicionais.
Vale o clique: www.cincojantares.blogspot.com

2 comentários:

  1. Obrigada pela parte que me toca :D Você terá um espação no nosso coração depois dessa hehe. Estamos passando pelo pré-natal com Thiago, pariremos no Livro Rápido e estaremos vitoriosos no final do ano. Ceci, quanto ao livro, como te disse: Já vejo o filme... Sinceramente, Políbio tem uma história profunda e poética! Estou entusiasmada com a sua escolha.

    ResponderExcluir
  2. Ceci, tenho certeza que esse livro será um sucesso. E olhe, você tem que mirar longe mesmo. Se inspirar em Capote e Ruy Castro é o caminho.
    Uma vez li que "sempre devemos mirar na lua, se errarmos, ainda estaremos entre as estrelas...". É por aí...
    Bjos e tô na torcida!!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir