quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Primeira etapa vencida

Olá, leitores (eu tenho algum? Manifestem-se!)


Tenho o prazer (imenso) em registrar aqui que consegui terminar as trancrições das entrevistas. Foram ao todo quatro horas de conversas intensas gravadas. Preciso ressaltar uma característica, maravilhosa por sinal, de meu personagem: Políbio fala muito e muito rápido. Isso significa dizer que nessas quatro horas de papo há muita coisa dita.


Nesses últimos dias tenho sentido muita dor nas mãos. Por causa da digitação em casa e no trabalho, acredito. Mas não é nada alarmante. É mais um desconforto, por enquanto, e que se resolveu com um tensor e um pouco de pomada. Espero que não se agrave porque ainda há muito a se escrever - nesse trabalho e na vida, né?

Voltando ao assunto desse post: estabeleci como metas para mim o seguinte roteiro de 10 passos:

1 - Apuração: colher os depoimentos do personagem central (Isso foi feito nos dias 10 e 17 de setembro, em que estive na casa dele, entrevistando-o)
2 - Transcrição: passar para o papel tudo o que foi conversado, sem grandes preocupações com formatação (Isso foi feito gradativamente nas últimas semanas. Durou até mais tempo do que gostaría, mas apareceram imprevistos que me impossibilitaram de correr com isso)
3 - Blocar os temas: dividir as falas do entrevistado de acordo com o assunto abordado (pendente)
4 - Textos literários: escrever TODOS os contos que integrarão o livro (explicarei mais sobre isso em posts futuros. Já existe um feito!)
5 - Textos jornalísticos: escrever os capítulos essencialmente jornalísticos (pendente)
6 - Fotografia: marcar com o Políbio uma visita ao Varadouro e sessão de fotos. É essencial visitar o cenário com o personagem (pendente - provavelmente será na primeira quinzena de outubro)
7 - Edição: o texto final passará pelo crivo do orientador e do personagem. Sim, pretendo pedir a aprovação dele, pois coisas íntimas serão expostas e preciso saber se podem ser divulgadas.
8 - Editoração: encontrar um designer que possa fazer a capa e o miolo do livro e prepará-lo para a impressão.
9 - Impressão: Pretendo mandar o livro para a impressão nos primeiros dias de novembro, sem falta.
10 - Relatório: Sim, acreditem, além de escrever um livro eu preciso redigir também um relatório da experiência em um formato meio parecido com uma monografia. Sinceramente não estou tão preocupada com isso. Acho que depois de escrever um livro, isso será o de menos. Trabalho chato, mas que não assusta. Quero chegar ao dia 22 de novembro tranquila e serena na coordenação do curso entregando tudo isso. Mãos à obra! É uma jornada de louco.



OBS.: Decidi escrever a parte literária separada da jornalística por um motivo bem pessoal. Quero aproveitar a inspiração do dia para fazer o máximo de ficção possível. Há dias em que eu estou com o texto mais solto pra isso e é bom aproveitar.


Ao passo que, há dias em que estou mais burocrática e menos "poeta" (Rá!), então escrevo a parte "séria" da coisa. Isso se chama auto-conhecimento rsrsrs Vamos ver se funciona.




Só digo uma coisa, agora que estou de posse das informações necessárias, estou animada e ansiosa para começar a escrever. Juro que se eu pudesse passaria o dia nisso, mas preciso dormir, comer e trabalhar. E trabalhar dá trabalho! Ah, meus tempos de estudante apenas... :)

Um comentário:

  1. Ei, o relatório você pode escrever enquanto o livro estiver sendo rodado. Fica a dxica :D

    ResponderExcluir