sábado, 17 de setembro de 2011

Vídeos consultados

Eu tenho muita sorte em ter como tema dessa minha reportagem-perfil Políbio Alves. Além do personagem inesgotável que ele é, das várias histórias que tem para contar e mensagens para transmitir, ele facilita meu trabalho de diversas maneiras. É uma pessoa disciplinada, que cumpre com nossos combinados, por exemplo. Hoje pela manhã eu liguei para ele, para confirmar nossa entrevista e ele disse que estaria me esperando, que inclusive tinha mandado fechar o espaço aéreo de intermares pra não correr riscos de incovenientes! Eu ri muito!
Atencioso, responsável com horários e datas, atende a meus pedidos sempre que pode. Além disso tudo, é uma pessoa extremamente organizada. Ele guarda de tudo. Fotografias, pinturas, documentos. No meio desse material de arquivo, ele me deu alguns Dvds com registros de palestras, depoimentos e solenidades. Assisti e foram bastante úteis na hora de elaborar o roteiro para a entrevista. Eu estou decupando os vídeos, anotando as passagens que interessam mais.

Em breve, vou postar no youtube alguns fragmentos e disponibilizo aqui. Além dos vídeos do arquivo pessoal de Políbio, estou lendo o livro que ele me deu "O ofício de escrever e outras vertentes", da jornalista campinense Molina Ribeiro. Trata-se de uma compilação de textos que foram publicados em jornais sobre o escritor. Molina organizou várias matérias publicadas nos jornais paraibanos e de outras partes do mundo também.


Aqui abaixo está uma lista dos que vi até agora:


· “O escritor e o texto literário” - Palestra proferida por Políbio Alves à turma da disciplina de Editoração, ministrada pela professora Dra. Bernardina Juvenal Freire, ao curso de Biblioteconimia da Universidade Federal da Paraíba. Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Campus I, João Pessoa. Data: 18/01/00. (22 min).

· “Boas Conversas” – Palestra proferida por Políbio Alves aos alunos da graduação em Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba. Local: UEPB, Campina Grande. Data: agosto/2000. (37 min).

· “Tome Poesia” – Sessão do projeto “Tome Poesia”, promovido pela Usina Cultural Saelpa no Parahyba Café. Recital e bate-papo com outros escritores e visitantes. Local: Usina Cultural Saelpa, João Pessoa. Data: 14/07/04. (30 min).

· “Comenda Cidade de João Pessoa” – Entrega da Comenda Cidade de João Pessoa pela Câmara Municipal de João Pessoa, de propositura do vereador João Gonçalves. Homenagem prestada ao escritor Políbio Alves por ter se destacado no cenário cultural. Local: sede da CMJP, João Pessoa. Data: 21/05/02. (24 min).

· “Medalha Augusto dos Anjos” – Entrega da Medalha Augusto dos Anjos pela Assembleia Legislativa da Paraíba. Propositura do deputado estadual Ricardo Coutinho. (Foi a primeira medalha desse tipo entregue. Ela é entregue a paraibanos ou radicados que colaboraram com a cultura no estado). Local: sede da ALPB, João Pessoa, 17 de abril de 2001. (44 min.).

· “Comenda Ariano Suassuna” – Comenda entregue pela Câmara Municipal de João Pessoa em 27 de maio de 2008. A Comenda Ariano Suassuna é específica para personalidades ligadas à Literatura do estado e foi entregue pela primeira vez a Políbio Alves. Depoimento de Ricardo Anísio e Roselis Batista Ralle. (85 min.).

· “Ecos da crítica” – material recolhido do Projeto Memória: Autor vivo, realizado por Ricardo Peixoto e Molina Ribeiro. Depoimentos: Professora Roselis Maria Batista Ralle, Carlos Alberto Azevedo e Carlos Aranha. (24 min.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário